A segunda-feira (27) começa com tempo instável em várias regiões do Brasil. A passagem de uma frente fria e a presença de sistemas de baixa pressão ajudam a espalhar as chuvas, enquanto o calor ainda predomina em boa parte do país. Em algumas áreas, o risco é de temporais isolados; em outras, o destaque é a baixa umidade e as altas temperaturas.
Confira a previsão do tempo em cada região do país:
Sul
As pancadas de chuva seguem restritas entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, se espalhando ainda durante a madrugada, entre moderada e forte intensidade. Nos dois estados, não estão descartados eventuais temporais isolados. No decorrer do dia, conforme os sistemas começam a se deslocar, a chuva vai gradativamente perdendo força no estado gaúcho e catarinense.
No Paraná, até o final da noite, ainda haverá condições para pancadas de chuva, que podem cair com até forte intensidade, pontualmente, acompanhada por raios e trovoadas. Na metade sul gaúcha, o tempo segue mais aberto ao longo de todo o dia.
Sudeste
No Sudeste, as instabilidades associadas ao cavado meteorológico começam a ganhar força a partir do período da tarde em São Paulo. O dia ainda amanhece abafado no estado, mas as temperaturas já não sobem tanto quanto no fim de semana. As pancadas de chuva variam entre fraca e moderada intensidade, mas não está descartada a ocorrência de chuva forte localizada.
Ainda na parte da tarde, as instabilidades ganham força no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, condicionando a ocorrência de pancadas de chuva com raios e trovoadas. Nas demais regiões do estado mineiro e no Espírito Santo, o predomínio ainda será de tempo firme, com calor intenso presente e alerta para baixa umidade do ar nas áreas interioranas.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a presença da frente fria deve continuar orientando o fluxo de umidade sobre parte da região, e as pancadas de chuva seguem avançando sobre o Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso. Os temporais podem ocorrer ainda pela manhã, de forma mais localizada, ganhando força e se espalhando no período da tarde.
Nas demais regiões de ambos os estados, além de Goiás e no Distrito Federal, o predomínio ainda será de tempo mais aberto, com sol e calor permanecendo como destaque. Na parte da tarde, a umidade segue em níveis críticos, variando entre limiares de atenção e alerta.
Nordeste
No Nordeste, a chuva segue associada ao ingresso de umidade marítima sobre áreas da costa leste, e as pancadas devem cair irregularmente, variando entre fraca e moderada intensidade. Entre Alagoas e Pernambuco, pode chover localmente forte em alguns momentos do dia.
Nas demais regiões do interior nordestino, o predomínio será de tempo firme durante o dia. Sendo assim, o destaque deverá girar em torno do calor e do ar seco, que ganham força no decorrer das horas. No período da tarde, a umidade volta a sofrer queda acentuada e os índices devem permanecer em níveis críticos.
Norte
No Norte, a circulação de umidade e algumas perturbações em níveis mais elevados da atmosfera vão continuar sustentando a formação de áreas de instabilidade no Amazonas, Acre e Rondônia. Nessas áreas, há risco de chuva forte ou até mesmo temporais localizados. Pode chover de forma isolada no oeste do Pará.
Nas demais regiões, como no Amapá e no Tocantins, o predomínio será de tempo firme durante o dia, com calor intenso e céu aberto.